O que é?

Trata-se de um exame e sistema de tratamento não invasivo, indolor que monitora e registra a atividade elétrica das fibras musculares durante a contração. O sinal eletromiográfico é o registro dos potenciais de ação disparados durante a contração muscular.
A técnica tem como principal objetivo avaliar o comportamento da atividade muscular durante determinado movimento, a sincronização dos músculos, a intensidade e duração da contração muscular. 

Esse exame pode ser feito por meio da colocação de sensores sobre a pele (eletromiografia de superfície) exatamente acima do músculo que se quer investigar, para avaliar o recrutamento muscular durante atividades funcionais, favorecendo uma avaliação mais precisa do quadro do paciente além de auxiliar no direcionamento da melhor conduta terapêutica.

Indicações:

A eletromiografia de superfície tem grande importância clínica e de pesquisa, podendo ser indicada tanto para avaliação ou como forma de tratamento de diversas lesões, tais como: Recuperação Pós operatória , tendinites, lesões nervosas, tratamento de coluna, joelho entre outras. 

Informações Importantes: 

Avaliação:  O local a ser examinado é limpo e preparado (em áreas com muitos pêlos, recomenda-se a retirada dos mesmos antes do exame). Sensores  são colocados sobre o músculo ou grupo muscular a ser avaliado. Em seguida é solicitado que o paciente faça alguns movimentos (é exigida a ação do músculo).  O sinal elétrico  emitido pelo musculo durante sua ação é  então analisado.  A avaliação pode durar de 1 hora a 1hora e meia.

Orientações: Não passar óleos ou cremes no dia do exame. Vir usando roupas confortáveis.     

Tratamento:   Já no tratamento utilizando o biofeedback eletromiográfico , o fisioterapeuta normalmente prepara o paciente  colocando os eletrodos e propõe alguns exercícios para ativação dos músculos  que devem ser tratados. O sinal emitido pelo musculo é projetado no computador ou tela de TV, assim o paciente receberá um sinal visual de como seu musculo está atuando, conseguindo  de forma imediata realizar ajustes  para melhorar a função muscular. Trata-se de um sistema computadorizado, efetivo no controle da ativação muscular e indolor. 

Vale a pena conhecer! 

Para saber mais: 

– Introduction to Surface Eletromyography. Kran e Casman. Aspen Puplishers. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu