Saiba quais são os principais problemas relacionados a corrida e como evitá-los

A corrida é sem dúvida um esporte muito comum e com número de praticantes cada vez maior. 

Fácil entender esse sucesso, né? Para correr só precisamos de disposição e um par de tênis. Ela pode ser realizada em muitos lugares: esteiras, ruas, pistas, trilhas, praias, estradas e onde mais sua imaginação permitir; além de ser uma alternativa barata e muito divertida. Tantas são as facilidades que a gente acaba esquecendo que a corrida; é um esporte como qualquer outro. E para praticar é preciso o mínimo de preparo e cuidado.

Aquilo que parece ser uma vantagem acaba sendo uma armadilha. Inúmeras pessoas se lesionam todos os dias praticando corrida.  Na lista das principais lesões temos:  traumas diretos envolvendo quedas, fraturas, entorses e as lesões por sobrecarga como as famosas tendinites.  A notícia boa é que dá para diminuir as chances de alguns desses problemas com medidas simples;  aqui temos 10 dicas para você:  

  1. Troque com regularidade seu tênis:  Nossos pés são essenciais na corrida, cuide bem deles. Um ótimo par de tênis, oferece em média 500km de vida útil, tente não estender demais seu uso. 
  2. Construa um ritmo de corrida com progressão gradual: Começar a correr com grandes distancias é uma grande furada, mudanças abruptas em um treino  em curso também. O ideal é ir aos poucos, ganhando treino após treino as habilidades necessárias para longas distancias. 
  3. Estabeleça intervalos de corrida.  Descansar o corpo é necessário. Precisamos de pausas para garantir uma boa recuperação após o treino. 
  4. Grandes distancias com moderação.  Provas longas como maratonas exigem MUITO preparo e dedicação, normalmente uma grande prova ao ano é mais que o suficiente para garantir a diversão, o gostinho de vitória e superação. 
  5. Estabeleça limites. Praticar esporte é também um ótimo caminho de autoconhecimento mental e físico, estabeleça seus limites baseado no seu estilo de vida e possibilidades. Em geral 40 milhas (cerca de 64 km) na semana é a carga máxima tolerada pela maioria dos atletas de corrida. 
  6. Pratique outras atividades: Inclua em sua rotina atividades de baixo impacto como bicicleta, natação, procure variar os estímulos oferecidos ao seu corpo, isso ajuda, inclusive num maior rendimento na corrida. 
  7. Trabalhe seus músculos:  Músculos treinados e fortes absorvem melhor o impacto e protegem articulação. Um profissional especializado poderá te ajudar na construção de um treino adequado. 
  8. Alimentação equilibrada: Para atletas, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, déficits calóricos podem causar lesões (especialmente em mulheres), não deixe de se informar e se necessário buscar ajuda de um profissional. 
  9. Descanse:  Incluir outras atividades como leitura, ver tv com a família, encontrar amigos é uma boa forma de dar aquela respirada e resgatar a energia para  novos desafios. 
  10. Estabeleça uma rotina com acompanhamento profissional. Para aqueles que praticam  corrida com regularidade, é sempre bom lembrar que os exames de rotina devem estar em dia. Interessante buscar por especialistas em medicina esportiva tanto na avaliação médica quanto na hora de se reabilitar. 

Mas se você sente dor há mais de 2 semanas, mesmo seguindo todas essas orientações, uma avaliação especializada poderá de ajudar, neste caso,  quanto antes procurar ajuda, melhor. 

Referencias Bibliográficas: 

 Lesoes nos  Esportes. Moises Cohen. Manole. 2 edição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu