Você sente dor ao descer escadas, agachar e vem sofrendo com dor no joelho?
Saiba mais sobre a tendinite patelar.
O que é a tendinite patelar?
Tendinite patelar é uma inflamação presente no tendão da patela. Tendão é uma estrutura de transição entre o musculo e o osso. Neste caso, o tendão se fixa na patela ,um osso arredondado presente na frente do nosso joelho e se estende até nossa tíbia (nosso osso da perna). A junção destas estruturas permite a extensão da perna para chutar, pular, correr. Funções muito importantes na nossa rotina.
Ela também é popularmente conhecida como joelho de saltador, pois está muito presente em atletas que realizam constantes saltos (basquete e vôlei por exemplo). Mas pessoas que não praticam essas atividades também podem desenvolver essa patologia.
Sintomas:
Dor na transição entre a patela e o osso da perna é o principal sintoma diferencial.
Inicialmente, você pode sentir apenas uma dor no joelho quando começa a atividade física ou logo após um treino intenso. Com o tempo, a dor piora e começa a interferir na prática esportiva. Eventualmente, a dor interfere com movimentos diários, como subir escadas ou se levantar de uma cadeira.
Causas:
Tendinite patelar é uma lesão de esforço excessivo, causada por estresse repetido no tendão patelar. O estresse resulta em pequenas lesões no tendão, que nosso corpo normalmente tenta reparar. Mas à medida que as lesões no tendão se multiplicam, causam dor, inflamação e enfraquecimento do tendão. Quando esse dano no tendão persiste por mais de algumas semanas, chamamos de tendinopatia.
Fatores de risco:
Uma combinação de fatores pode aumentar as chances de desenvolvermos tendinite patelar. São eles:
- Excesso de atividade física e mal gerenciamento dos treinos
- Encurtamento e fraqueza muscular
- Doenças crônicas : insuficiência renal, doenças autoimunes como lúpus ou artrite reumatoide e doenças metabólicas, como diabetes.
Complicações
Se você ignora os sinais de alerta do seu corpo, você pode causar lesões cada vez maiores no tendão patelar. Dor no joelho e função reduzida podem persistir se você não tratar o problema, e você pode progredir para a tendinopatia patelar mais grave, podendo em alguns casos romper completamente o tendão, necessitando de reparo cirúrgico.
Diagnóstico:
Normalmente o diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica, testes específicos e com exames de imagem com ultrassom e ressonância magnética.
Tratamento:
O tratamento conservador é sempre a primeira opção sendo a Fisioterapia o melhor recurso. Medicamentos para alívio da dor e inflamação também podem ser prescritos.
Fisioterapia:
Diversas técnicas são utilizadas e incluem:
- Fortalecimento: Músculos fracos geram desequilíbrios e tensões mecânicas que podem agravar sintomas. Exercícios excêntricos são descritos como uma ótima opção.
- Alongamento específico: Caso necessário, alguns exercícios de mobilidade e alongamento podem ser indicados para garantir o sucesso do tratamento.
- Tensor patelar: O uso de uma faixa que exerça pressão sobre o tendão, pode ajudar a dissipar a tensão local e assim diminuir a dor.
- Iontoforese: Uso de medicamento corticosteroide em sua pele combinado com dispositivo que fornece uma baixa carga elétrica para empurrar a medicação através de sua pele.
- Laserterapia: Ajuda no reparo das lesões teciduais e diminuição da dor.
Se tratamento conservador não ajudar, seu médico pode sugerir outras terapias, tais como: Infiltrações ou cirurgia.
Prevenção:
Para reduzir as chances de ter tendinite patelar, sigas nossas dicas:
- Não brinque com a dor. Assim que notar dor no joelho relacionada ao exercício, use gelo e descanse.
- Na fase aguda evite atividades que coloquem estresse no tendão patelar.
- Fortaleça seus músculos. Músculos fortes da coxa são mais capazes de lidar com os estresses que podem causar tendinite patelar.
- Exercícios excêntricos, que envolvem baixar a perna muito lentamente depois de estender o joelho, são particularmente úteis.
- Melhore sua técnica. Para ter certeza de que você está usando seu corpo corretamente, considere obter instruções profissionais ao iniciar um novo esporte.
Referencias bibliográficas:
– Lesões nos esportes. M.Cohen 2 edição. Manole
– Patellar tendinitis – Symptoms and causes – Mayo Clinic
Malliaras P, Cook J, Purdam C, Rio E.J Orthop Sports Phys
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column][/vc_column][/vc_row]