Ela começa de mansinho, na maioria das vezes nem é notada. Um dia um pequeno desconforto, vez ou outra um incomodo maior até que num belo dia, sem nenhuma causa aparente, acordamos completamente “travados” sem conseguir realizar atividades simples como levantar da cama ou calçar um sapato.
Bate aquele desespero, né?
O que será isso?
Será que é grave?
Quando voltarei ao normal?
Calma! Muito provavelmente você está dentro de um quadro agudo de dor na coluna. Apesar de muito desconfortável e limitante, na maioria dos casos não é grave e com orientação e tratamento adequado, em pouco tempo sua vida voltará ao normal.
Antes de mais nada, vamos explicar um pouco sobre a coluna vertebral. Que nada mais é do que um conjunto de ossos, que chamamos de vértebras (ao todo são 33) que estão localizadas desde a base de nossa cabeça até o nosso bumbum, uma sobre a outra. Elas dão a base de sustentação, junto com os músculos para nos mantermos de pé e realizarmos diferentes atividades com pegar peso, segurar uma criança no colo, entre outras.
Além disso, tem uma função muito nobre: proteger nossa medula espinhal. Dentro do túnel formado pelas vértebras, saem nossos nervos que conectam nosso sistema nervoso central com as partes mais distantes do corpo. Uma região muito forte e também muito sensível.
Agora vamos entender um pouco mais sobre essa crise de dor.
Crises de coluna são comuns em todo o mundo. Está entre as principais causas de falta e afastamento no trabalho. Adultos em idade produtiva entre 35 e 50 anos são os mais afetados, homens em sua maioria são os que sofrem mais, mas mulheres também podem apresentar crises.
O mais importante neste momento de crise é manter a calma! A dor normalmente é intensa, limitante e pode afetar emocionalmente o paciente.
A crise mais aguda tende passar em alguns dias com ou sem medicamento e em 90% dos casos as chances de melhora são ótimas. O repouso absoluto não é indicado e é recomendado que o paciente tente realizar ainda que com dificuldade tudo aquilo que não aumente a sua dor.
Movimente seu corpo de acordo com o seu limite. Ao deitar ou sentar procurar posições de conforto usando almofadas e travesseiros para dar suporte.
O tratamento para crises de coluna costumam demorar alguns meses, Isto porque além de diminuir a dor, é preciso restaurar o movimento, fortalecer os músculos das costas e abdômen e inserir o paciente dentro de uma rotina de exercícios. O fisioterapeuta é um profissional capacitado para avaliar crises de coluna, excluir possibilidade de alguma coisa mais séria, te orientar e também tratar, garantindo um retorno seguro e adequado para a vida normal.
Travou o quadril? Saiba que a Trato também é detentora do método exclusivo de Quadril e Joelho com avaliação e tratamento do Instituto Trata em São Bernardo do Campo.
Se você tem dores nas costas ou crises recorrentes, não deixe de buscar ajuda!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]