Chamamos de artroscopia o procedimento realizado tanto no diagnóstico quanto no tratamento de uma lesão da articulação. Por meio de uma pequena incisão, o cirurgião insere um tubo estreito com uma câmera de fibra ótica que transmite as imagens colhidas para uma tela de alta definição. O cirurgião consegue olhar sua articulação, fazer um diagnóstico sem a necessidade de uma grande cirurgia.
É possível também realizar pequenos reparos de lesão utilizando um pequeno dispositivo similar a um tubo fino com um lápis na ponta através de algumas incisões extras.
Trata-se de um procedimento cirúrgico, no entanto menos invasivo.
Indicações:
Diagnóstico e tratamento de várias doenças articulares de:
- Joelho
- Ombro
- Cotovelo
- Quadril
- Punho
- Tornozelo
Riscos: Trata-se de um procedimento seguro e complicações são raras, as principais são: lesões nervosas, quadros infecciosos e trombose.
Como é o procedimento?
O paciente mediante avaliação médica, em um hospital ou centro médico, será anestesiado (anestesia pode ser local, regional ou geral, dependendo do quadro), em seguida o paciente é confortavelmente posicionado para que a articulação possa receber um torniquete e ser preparada para o procedimento.
Realiza-se então uma incisão para introdução da câmera e algumas incisões extras para entrada das ferramentas necessárias para corrigir a lesão. As incisões são pequenas e dificilmente são necessários mais que dois ponto em cada uma delas.
E depois do procedimento?
Como se trata de um procedimento simples, normalmente o paciente retorna para a casa no mesmo dia após algumas horas de descanso. Os cuidados incluem:
- Medicação;
- Repouso, gelo, compressão e elevação da articulação são recomendados nos primeiros dias para diminuir a dor e o inchaço; ( seu fisioterapeuta poderá te dar dicas e te auxiliar nesse processo)
- Proteção da área com talas, imobilizadores, muletas entre outros pode ser útil para preservar o procedimento enquanto ocorre a cicatrização adequadamente;
- Exercícios. Fisioterapia para ajudar no retorno do movimento, da força e também da função.
Atenção: Você deverá procurar seu médico caso ocorra, febre, dor que não para com medicação, vermelhidão e inchaço extremo no membro lesionado.
Resultados:
Em geral, o paciente é capaz de voltar parcialmente a sua rotina em poucos dias e gradualmente com ajuda da fisioterapia vai recuperando seus movimentos, força e ganhando confiança.
No entanto cada paciente responde de forma única e esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. O ideal é que seu médico é fisioterapeuta possam conversar e ajustar seu tratamento de forma individual.
Conheça o melhor tratamento de Fisioterapia em São Bernardo do Campo.
Referências bibliográficas:
Postoperative Rehabilitation After Hip Arthroscopy: A Search for the Evidence. J Sport Rehabil. 2015
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]