como-prevenir-lesões-no-tornozelo

Lesões no tornozelo são muito comuns tanto em atletas quanto na população geral.  Já escrevemos aqui “Lesão no Tornozelo” um pouco sobre o assunto.  Hoje iremos falar de prevenção e dar algumas dicas para quem nunca se machucou e para aqueles que já se machucaram e desejam algumas orientações para evitar novos episódios. Vamos lá?

DICA 1: Antes de seguir fórmulas mágicas, é fundamental que além de buscar informações e pesquisar sobre o assunto, você também procure por um profissional especializado que possa te acompanhar com maior cuidado.   Nem sempre aquilo que funciona para uma pessoa, funciona também para outra. Somente um profissional habilitado é capaz de determinar a melhor conduta para cada caso.
DICA 2: Quando pensamos em prevenção, precisamos pensar no individuo como um todo. Portanto, falar de prevenção é falar de estilo de vida. Sabemos hoje que nossos estilos de vida determinam parte da nossa qualidade de vida.  Estar em dia com seus exames, visitas regulares ao seu médico ajudam e muito na prevenção de quase tudo.
DICA 3: Para o tornozelo, a questão do peso é fundamental.  Quanto mais pesado for o indivíduo maior a carga imposta naquele tornozelo durante as suas funções. Estar em dia com a balança não só ajuda nas questões já conhecidas mas também dá um alívio para todas as nossas articulações.
DICA 4: Esteja sempre em movimento. Procure por alternativas que quebrem o ciclo de sedentarismo tão presente nos dias atuais.  Pequenas caminhadas, uma volta ao parque, trocar alguns andares de elevador por escadas, descer uma estação antes do seu destino, são muitas as alternativas.
DICA 5:  Para quem já torceu o pé ou tem histórico de lesão, o cuidado deve ser maior. Faça sua fisioterapia com dedicação e ao final do tratamento, continue a realizar os exercícios indicados pelo seu profissional, isso mantem o seu tornozelo forte, estável e assim, pronto para realizar suas atividades.
DICA 6: Se você pratica com regularidade algum esporte tente se preparar para estar sempre bem e disposto para praticá-lo, evite treinos e longas aventuras já cansado (fadigado) ou com dor, isso pode favorecer ao aumento de lesão e ao surgimento de novas lesões.  Vai correr ou jogar? Tente dormir bem na noite anterior, se alimente adequadamente, evite consumir bebidas alcoólicas antes e durante a pratica esportiva.
DICA 7: Preparamos para você alguns exercícios que podem ser feitos em casa. Uma sequência especial para dar aquela fortalecida no tornozelo e prevenir lesões.  Confira a baixo o nosso vídeo:

Referências bibliográficas:

Disorders – Foot and Ankle Institute

Livro: Reabilitação Física das lesões desportivas. Gary L. Harrelson. Kevin E. Wilk

Livro: Lesões nos Esportes. Cohen Moisés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu