A dor lombar constitui uma causa frequente de morbidade e incapacidade, estimasse que aproximadamente 85% dos quadros de dor na coluna lombar não possuem uma causa específica.

Em muitos casos de lombalgias, não é possível determinar com precisão a causa específica da dor, apesar do avanço dos métodos diagnósticos e de imagem.

Os estudos científicos desmontaram que a dor lombar inespecífica ou mecânica apresenta o diagnóstico clínico como melhor opção (avaliação do especialista). Sendo assim, os exames de imagem ficam como ações complementares, principalmente para descartar doenças graves com câncer e tumores.

Na lombalgia mecânica (na maioria dos casos), a dor se limita à região lombar e nádegas. Raramente se irradia para as coxas como ocorre na dor ciática (leia sobre dor ciática). Pode aparecer subitamente em qualquer período do dia, o quadro doloroso tem duração média de três a quatro dias. Após esse tempo, o paciente tende a voltar à completa normalidade, mas este quadro pode perdurar por longos períodos, e isso acontece em grande parte dos casos.

O tratamento medicamentoso tende a resolver grande parte destas crises iniciais. Mas como o próprio nome diz (lombalgia mecânica), é preciso descobrir a causa desta sobrecarga, pois a medicação gera alivio nos sintomas e recebemos muitos pacientes na nossa clínica em São Bernardo do Campo com recidivas deste problema.

Como os remédios aliviam a dor em grande parte dos casos no inicio, o paciente tende a manter suas atividades e continuam com a causa do problema presente, o que e acaba gerando a sobrecarga no local novamente, ocasionando novas crises com diminuição no espaçamento entre elas.

Por este motivo é preciso realizar um diagnóstico fisioterápico preciso da causa do problema, atuando em possíveis alterações no posicionamento articular de alguma vértebra, ou de alguma articulação vizinha da coluna, alterações em tecidos moles como ligamentos, tendões, músculos, fáscias e desequilíbrios musculares.

Veja também: Dor Ciática (Nervo Ciático)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu