O que é?
Nossos joelhos são compostos por diferentes estruturas. Entre as tantas conhecidas, estão os meniscos. Temos dois meniscos em cada joelho. Um medial e outro lateral. São compostos basicamente por agua e fibras de colágeno, estão localizados no meio do joelho entre o fêmur e a tíbia e são importantíssimos! Funcionam como amortecedores que promovem melhor nutrição da cartilagem, distribuição e absorção da carga durante os mais diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Sentar, levantar, correr, pedalar, saltar…
Lesões nesta estrutura são comuns, normalmente ocorrem por queda e traumas, principalmente aqueles movimentos que envolvem rotação com peso sobre a perna, mas podem ocorrer lesões degenerativas apenas, sem um evento específico.

Fatores de risco:
-Praticar atividades que envolvem rotações extremas do joelho, principalmente em atletas que realizam movimentos de giro constantemente.

-Processo de envelhecimento em idosos pois a medida que envelhecemos, existe um desgaste natural dessa estrutura que acaba ficando mais sujeita a lesão.

-Obesidade.

Sintomas:
Dor difusa no meio do joelho, sensação de travamento e bloqueio do movimento, dificuldade para agachamento e para ficar de cócoras e dificuldade de estender completamente o joelho. São sintomas comuns nas lesões do menisco. Vale ressaltar que em boa parte dos casos podem existir lesões associadas de outras estruturas como cartilagem ou ligamentos. Um profissional especializado será capaz de diferenciar tais lesões e lhe direcionar ao tratamento mais adequado.
Como tratar?
A primeira alternativa é sempre o tratamento conservador, pois oferece bons resultados e pode evitar uma intervenção cirúrgica. Lesões apenas do menisco costumam ter bom prognóstico desde que não tenha ocorrido uma grande ruptura.
Por ter pouca vascularização, se houver uma grande extensão da lesão, pode ser necessário em alguns casos uma intervenção cirúrgica por artroscopia. Para saber mais leia o texto sobre artroscopia.
O tratamento conservador é composto por técnicas para diminuir dor e processo inflamatório (recursos eletro físicos e laserterpia), melhora da amplitude de movimento e restauração da função com exercícios específicos. Repouso, gelo e medicamentos também ajudam na cicatrização da lesão.
Se o tratamento conservador não oferecer o resultado esperado, a intervenção cirúrgica pode ser uma alternativa. Através de uma artroscopia, o cirurgião poderá realizar: Sutura do menisco: quando é realizado uma espécie de costura no menisco;

Meniscectomia parcial: quando é retirado apenas uma parte do menisco

Meniscectomia total: quando todo o menisco é retirado.
Em todos os casos com indicação cirúrgica a fisioterapia pós operatória é necessária para restauração da amplitude do movimento e da função. Os paciente apresentam ótima evolução, retornando as suas funções antes da lesão na maioria dos casos.
Se você sente os sintomas acima citados e está com sua vida limitada, procure um profissional especializado e realize uma avaliação.

Referências Bibliográficas:
Lesões no esporte. Moises Cohen. 2 ed. Manole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu