Aliada no tratamento das dores Musculoesqueléticas 

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo, em especial das fáscias, uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. As causas de lesões musculares e enfraquecimento da fáscia são:

– O uso incorreto da musculatura;

– Treinos demasiadamente intensos;

–  Maus hábitos posturais;

–  Desgastes emocionais e estresse.

         Essas causas geram uma pressão excessiva, geralmente, sobre os nervos e músculos fazendo com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos de gatilhos (tigger points). Os pontos afetam o bom funcionamento do sistema músculo-articular, junto à coordenação, flexibilidade e força muscular, e, consequentemente, prejudicam o desempenho no treinamento físico e o bem-estar geral. A liberação miofascial é uma técnica especializada, que libera as tensões e realinha o corpo. Esse objetivo é alcançado pressionando-se, com os dedos, alguns pontos do corpo para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia. 

Os benefícios são vários, dentre eles:

  • Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
  • Liberar o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
  • Modificar a distribuição da massa muscular;
  • Melhorar a circulação e a respiração;
  • Promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
  • Aumentar a consciência corporal;
  • Promover maior mobilidade e amplitude de movimento.

Trata-se de uma técnica com bons resultados, porém não é indolor. Pode ocorrer dor de pequena intensidade, durante ou alguns dias após sua aplicação, ficando tudo bem  após esse período, com o paciente   gradualmente melhor a cada sessão. 

A técnica normalmente está presente dentro da sessão de fisioterapia e fica a critério do paciente e do fisioterapeuta a sua utilização como recurso durante o tratamento. 

Referência:

Fascias e Pompages. Marcel Bienfait.  Ed  Summus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu