A joelheira é uma ferramenta importante no gerenciamento de pacientes com OA. Seu uso pode ajudar a reduzir a dor, deslocar o peso da parte mais danificada do joelho para outras áreas e assim distribuir melhor o peso. O uso de uma órtese pode melhorar a capacidade de locomoção e ajudar a caminhar com mais facilidade. Existe uma variedade enorme de joelheiras no mercado e um fisioterapeuta pode te auxiliar na escolha da melhor.
A osteoartrite é uma condição complexa que envolve toda a articulação, desgaste da cartilagem, inflamação e dor são características importantes. Idosos são os mais afetados. Normalmente um joelho é mais afetado que o outro, gerando um desequilíbrio e também um desalinhamento entre os joelhos (em alguns casos deformidades); o uso da joelheira pode ajudar no alívio da pressão do joelho mais comprometido.
COMO SABER SE POSSO USAR?
Discuta com seu fisioterapeuta durante a avaliação e médico o desejo em usar joelheira, juntos poderão definir qual a melhor opção e também qual a regularidade do uso. Alguns pacientes usam apenas durante atividades mais intensas, outros durante boa parte do dia. Em alguns casos, a joelheira simples pode ajudar, em outros casos, uma órtese personalizada poderá ser indicada.
Existem muitos modelos à venda, costumam gerar dúvidas, por isso, peça ajuda de um profissional na escolha.
RESULTADOS ESPERADOS
A osteoartrite gera insegurança e sensação de fraqueza no paciente ao apoiar o joelho, a maioria deles deixa de realizar coisas que gostam muito por medo. Caminhar com os netos, ir à missa, passear no mercado, condições que acabam afetando também aspectos emocionais do paciente. Com o uso da joelheira essa sensação de “firmeza” tende a melhorar e o paciente se sente mais seguro para voltar a aproveitar a vida.
Infelizmente nem todos apresentam melhora dos sintomas com o uso da joelheira, estudos de alta qualidade ainda precisam se consolidar para garantir melhores indicações do seu uso. O importante é que não costuma piorar a condição do paciente, por isso consideramos válido a tentativa de testar seus benefícios.
RISCOS:
Alergia: A pele de idosos costuma ser sensível e pode se irritar com o tecido, procure manter a joelheira sempre limpa e a pele sempre seca.
Incomodo: é comum no início sentir desconforto e sensação de aperto. Ela normalmente passa e em pouco tempo ocorre uma boa adaptação.
Edema: Alguns pacientes podem apresentar edema ao redor da joelheira, consulte seu fisioterapeuta e seu médico para lhe oferecer uma outra opção.
Referências bibliográficas: